Como saber se você está apaixonada

O amor é um dos temas centrais da história humana. Junto com a morte, tem sido a inspiração para milhares de obras e gerado muitas obras grandiosas, seja pelo bem que causou ou pelas desgraças que motivou. Ainda hoje em dia, segue sendo difícil defini-lo, mas se você tem dúvidas se está apaixonada ou não, aqui seguem algumas pistas.

É a melhor parte do seu dia

Não importa o quão ruim seu dia tenha sido, ver essa pessoa te dá a mesma sensação de um raio de sol entre as nuvens. Supondo que você goste mais do sol, é claro. Você nunca vai cansar de vê-la, e não importa o quanto seu dia seja genial, ele ou ela o tornarão melhor se estiverem contigo.

É a primeira pessoa em quem você pensa

Não me refiro apenas ao clássico “é a primeira pessoa que você pensa ao acordar”, e sim a quem você deseja contar primeiro quando algo bom acontece. Também quando algo ruim acontece, é a primeira pessoa a quem você procura por ajuda.

Você não tem medo de expressar seus sentimentos em público

Quando você está apaixonada por alguém, não tem nenhuma vergonha de dizer. Não de forma excessiva (“me diga o que você presume e lhe direi o que te falta”), e sim em pequenos detalhes, que podem ou não envolver palavras. Não importa o quanto chama atenção, desde que vocês dois saibam o que significa.

Aceita suas imperfeições

Isso de “príncipe encantado” não existe, se é que você precisa de alguma confirmação. Este rapaz, ou moça, é uma pessoa e, como tal, tem defeitos. O amor não implica em “vou te mudar para que seja melhor” e sim “vamos evoluir juntos, com defeitos e tudo”. As pessoas têm imperfeições, e elas podem desaparecer ou não com o tempo e a experiência, mas, ainda assim, você ama.

Você é atraído por sua beleza interior

A beleza física é passageira e em poucos anos já deixar de ser o que era, a menos que você tenha milhões de dólares e um exército de estilistas e treinadores pessoais por trás de si. Se você realmente ama, quer que a saúde da pessoa seja boa, mas não exige que ela se mantenha tão bela quanto uma modelo de capa de revistas. É mais do que um rosto bonito, e quando o rosto bonito desaparece…

Você gosta de ajudá-la

Mesmo se a pessoa estiver fazendo algo que não te atrai, você gosta de ajudá-la. Não porque você é obrigado, mas porque sabe que em um relacionamento é necessário investir tempo e esforço de ambos os lados, e que ela iria ajudá-lo se a situação fosse invertida.

Você celebra as conquistas dele/a (embora as suas falhem)

Em uma relação romântica, as partes se sentem conectadas, e quando uma delas consegue algo que a outra não conseguiu, sentem isso como uma conquista. O que você não conseguiu, mas a outra pessoa sim, não te faz sentir-se inferior, e sim te dá alegria.

Você gosta de passar tempo com ele/ela

Pode parecer óbvio, mas nem por isso é menos importante: se essa pessoa te agrada e te faz sentir bem quando você passa tempo com ela, independente do que estiverem fazendo, é provável que você esteja apaixonada.

Você pensa em longo prazo

É difícil imaginar um futuro em que seu amor não esteja presente. Se você realmente ama (e não é só uma fantasia momentânea), você pensará, ou planejará um futuro em comum. Você também deixará de lado suas tentações de curto prazo, que poderiam arruinar suas possibilidades em longo prazo.

Você quer ser melhor

Não, não perfeita, e sim melhor. Você é uma pessoa, e nunca será perfeita, isso vem no pacote de ser humano. O que você pode fazer é melhorar, não só porque isso é bom para você, e sim porque essa pessoa te faz querer ser melhor, e inclusive te incentiva a ser melhor.

É seu melhor amigo (ou amiga)

O mais próximo de um casal perfeito é aquele em que não apenas se amam, e sim são melhores amigos (e estão de acordo em termos sexuais). Sendo companheiros na existência, é muito mais fácil se comunicar e entender. Além disso, sua relação será muito mais saudável e divertida se vocês forem amigos.

Você pode ser você mesma perto dele (ou dela)

Quando ele, ou ela, está ao seu lado, você sabe que pode deixar de fazer as coisas que vocês faz em público porque esperam que você faça, mesmo que não te agradem. Seja na linguagem, na música que você escuta ou a maneira como pensa, você confia nessa pessoa o suficiente para considerá-la de seu círculo mais íntimo.

Você pode confessar suas fraquezas sem medo

Isso faz parte de mostrar quem você realmente é, longe dessa capa que você mostra às pessoas que acabou de conhecer, ou as que deseja impressionar. Inclusive, isso significa mostrar uma parte menos agradável de ti, sejam seus erros passados ou algo de que você se arrepende.

Você pode dizer o que pensa

Relacionado ao ponto anterior: você pode dizer o que passa pela sua cabeça de verdade, e a pessoa vai entender que você não faz isso para feri-la, e sim porque é de verdade o que você pensa. Sem ter medo de soar imatura, estúpida, ou se preocupar com bobagens.

Você está disposta a sair de sua zona de conforto

Ele, ou ela, te propõe um novo plano, que você ainda não havia considerado. Pode ser que você não esteja totalmente segura, mas se seu amorzinho propôs... Ninguém que gosta de você iria te expor a algo nocivo ou perigoso, ainda mais se você tiver medo. Por isso, quando essa pessoa te propõe comer algo novo, ir a um lugar onde você nunca esteve, etc., você ficará mais disposta a, no mínimo, experimentar.

Seus ex são parte do passado, e assim permanecerão

Por mais que doa romper uma relação, se você começou uma nova, saudável e com uma pessoa que você ama, seus ex serão algo que já passou e não voltará. Por mais que você encontre seu ex, e ele tente te seduzir para que deixe seu atual, você apenas achará isso desagradável. Você entende que o passado é passado, e tenta aprender com ele para melhorar seu presente.

Você quer que a pessoa agrade sua família e amigos

Se você planeja um futuro com essa pessoa, quer que seja uma relação agradável. As pessoas de seus círculos são importantes para você, e é por isso que você deseja acostumá-las à ideia de que você encontrou alguém especial.

Você mantém sua individualidade, e está confortável com isso

Um casal é formado por duas pessoas, e uma relação saudável é aquela em que as duas partes mantém sua individualidade. Desta maneira, poderão evoluir em seu ritmo, crescendo como pessoas e como casal. Se esta é sua situação, e você está confortável com ela... Felicidades, garota, você está indo por um bom caminho.