Manual para entender as mulheres

Desde o início dos tempos, homens e mulheres sempre falaram línguas diferentes. O homem tende a ser claro e direto, e por isso é tão difícil para ele entender o que as mulheres desejam, já que o gênero feminino é muito mais sutil e tem um modo de se expressar que precisa ser entendido em todas as suas nuances. Ainda que oferecer todas as chaves para que você consiga isso seja impossível, com este manual para entender as mulheres, você começará a compreendê-las um pouco melhor. Você só precisa permanecer alerta aos sinais e agir como elas esperam que aja. Simples? Não. Impossível? Tampouco.

Porque elas dão tanta importância aos detalhes

Às vezes elas nos deixam loucos quando ficam bravas por coisas pequenas, como não mandar uma mensagem de bom dia. E é difícil para nós entender porque dar a elas uma flor ou chocolate as deixa tão felizes. Você não está com ela? Isso não é prova suficiente de amor? É claro que ela sabe que você a ama, mas você precisa de uma prova que confirme que ela está presente em seus pensamentos. Por isso os pequenos detalhes podem ser motivo para alegria ou tristeza. O fato em si não é tão importante como a consciência de que ela esteve contigo o tempo todo, inclusive se estiverem fisicamente separados.

Por que gostam de se fazer de difíceis

Não há nada mais desconcertante para um homem do que interpretar as contraditórias mensagens que uma mulher envia quando ele está tentando conquistá-la. Se num dia ela demonstra que está feliz ao seu lado, que necessidade ela tem de complicar as coisas no dia seguinte?

Por trás dessa atitude não se esconde nenhum plano maquiavélico para que os homens passem noites intermináveis sem pregar o olho, e sim o desejo de projetar uma sensação de valor. Elas gostam de se sentir apreciadas, algo que só está ao alcance de quem trabalha realmente duro para merecê-las.

Por que dizem que “não aconteceu nada”, quando algo aconteceu

Sua menina fica 2 horas fazendo bico e você não entende por que. E por mais que pergunte, ela responde que "não aconteceu nada". E ainda que você saiba perfeitamente que isso não é verdade, não há quem a faça falar. E não espere que ela fale, pelo menos não imediatamente, porque ela não fará isso. A razão? As mulheres acreditam que nós temos a obrigação de saber o que fizemos de errado. E ai de você se não souber. Porque o que vem depois, se você não se desculpar de maneira adequada pelo que você supostamente fez, pode ser qualquer coisa, exceto uma explicação pacífica e calma.

Por que se comportam como se fossem protagonistas de uma novela

Quando discute com uma amiga, começa a criticá-la até chorar. E nas brigas com você, não há maneira de fazê-la se acalmar. O curioso é que parece que elas gostam de todo esse drama, porque logo sua amiga volta a ser sua companheira de alma, e as reconciliações com você são inesquecíveis. Está surpreso? Isso é porque ainda não se deu conta de que as meninas amam um bom drama. Aceite, é parte de sua natureza.

Por que perguntam tudo

Mais de uma vez você se encontrou assistindo um jogo enquanto sua garota não achava nada melhor para fazer do que te perguntar tudo. O que é impedimento? Por que eles ficam tão animados quando marcam um gol? As típicas perguntas infantis que enervam você, tanto pela pergunta em si quanto pela hora em que ela é feita. Ou você está calado e ela te pergunta por quê. O que tanto tem que perguntar? Não podem simplesmente ficar em silêncio? Podem, mas não querem. Elas querem fazer parte de sua vida a cada momento, saber o que você pensa e como se sente, e por isso, às vezes, fazem perguntas absurdas sobre temas que não as interessam nem um pouco. Não reclame. É um sinal de que ela se importa.

Por que têm reações incompreensíveis

Acredite ou não, a alteração hormonal que elas sofrem com a menstruação altera seu estado de ânimo, a ponto de deixá-las extremamente irritadas. Então, às vezes você acha que elas fazem tempestade em copo d'água ou que suas reações são exageradas. Não se esqueça disso da próxima vez, e tente ter toda a paciência possível. Em alguns dias, as coisas voltarão ao normal.

Por que gostam tanto de mudanças de aparência

É difícil entender por que ela muda tanto de penteado ou por que está sempre comprando roupa nova? Há uma razão, ela quer que você não se canse, e por isso se esforça para que sempre haja algo novo em sua imagem. É por isso que é tão terrível para as mulheres quando você não repara em suas mudanças. Se ela fez algo novo e você não apreciar, ela ficará com raiva, porque para ela é como se você desprezasse o esforço que ela faz para te agradar. Por isso, preste atenção.

Por que são tão indecisas na hora de escolher

Você começa a tremer toda vez que ela te pede para acompanhá-la nas compras. Você sabe que 2 horas provando todos os tipos de roupas te esperam, para no final, voltar pra casa com apenas uma blusa. A indecisão é muito comum nas mulheres, e não apenas no que diz respeito às roupas. Como regra, demoram muito para se decidir porque têm medo de cometer um erro. Ninguém gosta de se equivocar, mas no caso delas, menos ainda.

Por que te pedem para ser sincero e, depois, se aborrecem com sua resposta

As mulheres dizem sempre que querem um homem sincero, no entanto, a verdade nos demonstra que essa sinceridade é um tanto particular. O conceito feminino da sinceridade não inclui dizer coisas que podem aborrecê-las.

Enquanto não for o caso, você pode ser brutalmente sincero e elas não te fecharão a cara, mas diante de perguntas como "este vestido me deixa gorda?" ou "como você acha que eu fico com este penteado?" é muito melhor lançar mão da diplomacia.
Ainda que você se arrisque a dizer o que realmente pensa, trate de fazer isso com o máximo de tato possível, porque você pode provocar um desastre se não o fizer.

A razão? Ela precisa saber que você a amará incondicionalmente, independente de seu corpo ou se está mais ou menos bela. Qualquer afirmação que fique longe dessa ideia pode causar todo um drama.

Por que dizem “vamos” quando querem que você faça algo sozinho

Quando vamos pintar a cozinha?” Você treme ao ouvir essa frase. Porque em seu interior, você sabe perfeitamente que seu significado não a inclui. O único que vai fazer essa pintura é você. O costume das mulheres de se incluir nas tarefas que não pretendem realizar depois é uma maneira sutil de indicar que querem que você faça algo. Elas preferem expressar isso de modo que não pareça que estão mandando... mas ai de você se não fizer!

Por que “10 minutos” acabam sendo sempre 1 hora

Quando estão se arrumando, as mulheres mudam sua percepção de tempo. Durante qualquer outro momento do dia, 10 minutos são apenas isso, 10 minutos. Mas quando elas estão diante do espelho e com suas coisas para se embelezar, ninguém te livra de esperar uma hora. "Já vou, em 10 minutos fico pronta", é a frase que ativa este mecanismo, pela qual sua percepção de tempo se transforma por completo.

O que você deve saber é que elas dizem dez minutos, como poderiam dizer 5 ou 15, mas esse é um tempo metafórico, porque na verdade elas vão demorar todo o tempo que for necessário até que estejam absolutamente perfeitas.

Por que elas têm dor de cabeça quando você quer sexo

Não é que elas não gostem de sexo, mas provavelmente, os acontecimentos as afetam muito mais do que aos homens. Os motivos para usarem essa desculpa podem ser muito diversos: desde que a sua necessidade de sexo seja maior do que a dela, até estar muito cansada pelo trabalho e pelas tarefas de casa, ou por ter algum problema entre vocês que precisa ser resolvido.

A razão pela qual elas inventam uma desculpa em vez de abordar o que acontece diretamente, é porque querem que você demonstre interesse. A comunicação é muito importante entre os casais, e ela precisa saber que você se importa com o que acontece. Assim, em vez de se aborrecer porque ela está recusando-se a fazer, tente dialogar e descobrir o que está acontecendo, com uma atitude colaborativa. Quando ela notar que você está sendo receptivo, será mais fácil compartilhar com você sua preocupação, e o problema que está bloqueando suas relações pode ser solucionado.

Em resumo

É complicado entender as mulheres. Sempre foi, e sempre será. Mas certamente este manual te esclareceu um monte de coisas. O que, afinal, você deve levar em conta para conseguir é que as mulheres precisam e procuram por segurança, estabilidade e aceitação. Elas esperam que seus parceiros as apoiem, e precisam se comunicar de uma maneira mais intensa do que nós. Também precisam de esforços mais constantes, daí a necessidade de continuar verificando se as coisas funcionam como deveriam. Entender as mulheres não é algo tão complicado quanto resolver um estranho hieróglifo, por mais que às vezes elas pareçam falar em códigos. Você só precisa de alguma psicologia e força de vontade.