O que significa transgênero

Quando você começa a pesquisar a sexualidade humana, compreende porque o símbolo Queer é um arco-íris. É porque a sexualidade não é preto no branco, e sim abrange uma enorme variedade de expressões, desejos, existências. Algumas das palavras que encontramos podem não ser tão familiares, sendo uma delas "transgênero".

É identificar-se com papéis de outro sexo

Uma mulher transgênero pode se sentir melhor fazendo coisas "de homem" em vez de coisas "de mulher". Isso vai desde usar roupas comumente do outro sexo até deixar os papéis "correspondentes" ao seu gênero, etc. Exemplo em duas palavras: David Bowie.

Não é a mesma coisa que transexual

Uma pessoa transexual é aquela que "nasceu no corpo errado" ou, diplomaticamente, uma pessoa cuja identidade sexual é diferente daquela que lhe foi atribuída pelo sexo biológico. Uma pessoa transgênero não precisa ser transexual.

Trata-se de como uma pessoa se expressa

Toda pessoa é única e diferente, assim como toda e cada pessoa que já viveu neste mundo. Cada uma se expressou de maneira diferente, ainda que seja em detalhes mínimos, como quanto açúcar colocava no café. Há mulheres que adoram as roupas femininas, e outras que preferem as mais masculinas. Há homens que têm maior preferência por roupas masculinas, enquanto outros se sentem melhor quando se vestem com roupas de mulher, por exemplo.

Não é um fetiche

Há pessoas que se excitam usando roupas de outro sexo, e isso não tem nada a ver com ser transgênero. Tampouco se eles se assumirem, durante o sexo, papéis diferentes de seu gênero, ou ao que se espera que seu gênero faça, ou deseje, durante o sexo.

O mundo começa a aceitar a diversidade

No início, o Facebook só tinha duas opções de gênero (mulher ou homem). Hoje, conta com mais de cinquenta opções entre as quais é possível escolher. Além disso, há personagens na ficção ("Orange Is The New Black") em quem se começa a ver outras opções da pessoa, além do clássico mulher/homem, homossexual/heterossexual.

Não é o mesmo que intersexual, ou “terceiro sexo”

As pessoas intersexuais são aquelas que têm características físicas que não as identificam como homens ou mulheres. É o caso das pessoas que têm genitais masculinos e seios, ou peitoral masculino e órgãos genitais femininos, ou ambos os genitais, por exemplo. Essas pessoas não tem que ser transgênero.

Pode ser um passo para a aceitação da própria transexualidade

O mundo, por mais que tenha avançado muito no que diz respeito às minorias sexuais (e mulheres), ainda tem um longo caminho a percorrer. Por isso, algumas pessoas transexuais ainda podem dizer que são "apenas" transgênero, quando na verdade é possível que estejam em um ponto entre a negação de sua identidade sexual e a aceitação.

Não têm que ser homossexuais

Uma pessoa transgênero pode ser heterossexual, homossexual, bissexual, assexual... Uma coisa é o sexo pelo qual sentem atração (sexual), outra coisa é o sexo biológico, e outra coisa ainda é a forma como expressão o gênero com o qual se identificam.

Pode ser um termo que engloba muitos outros

Na sexualidade humana, fala-se de guarda-chuvas, ou seja, palavras que abrangem muitas outras. Um termo "guarda-chuva da sexualidade" pode incluir muitas formas de sexualidade, e isso acontece com "transgênero". Há que o associe à transexualidade, ou com a identidade sexual, e há quem o associe com ambas.

Não é algo que acontece em determinada idade

Há pessoas transgênero de todas as idades. Embora a suspeita geralmente comece na infância ou adolescência, não é incomum o caso de uma pessoa que se descobre transgênero quando já se aposentou, ou depois de ter filhos (se os tiver). Isso se deve ao fato de que não perceberam antes, não queriam aceitar, ou talvez não pudessem se expressar, antes, como tal.

Cada pessoa se “descobre” de uma forma diferente

A jornada é diferente para cada pessoa transgênero, mas há algo em comum: uma sensação de não "se encaixar" no presente, crescente e constante. Desejam algo diferente daquilo que dizem que deveriam desejar. Não é um processo linear, e pode ser que demore anos até que a pessoa entenda o que está acontecendo.